segunda-feira, outubro 26

[VÍDEO] Um Steve de Outro Tempo


Nesta era de ritmos hiperacelerados e hiposaboreados em que nos calhou viver, nada desenjoa mais - musicalmente falando - do que ouvir tocar e cantar gente como Seasick Steve, um velho redneck dos blues cuja história de vádiáge faz Bob Dylan parecer um festivaleiro de Verão e Jorge Palma um festivaleiro de Verão que só foi ao último Sudoeste ver Patrice.

Além do interminável rol de estórias da estrada e da rua vividas em profundo anonimato - algumas delas presentes nos próprios discos e relatadas na primeira pessoa - Steve foi companhia de Joni Mitchell, Janis Joplin, foi amigo de Kurt Cobain e produziu o primeiro álbum dos Modest Mouse, até.

O álbum de 2008 I Started Out With Nothing and I Still Got Most Of It Left, que o catapultou para a notoriedade, e o seu sucessor Man From Another Time, editado este mês e que já está em 4º lugar de vendas no Reino Unido, são duas portas abertas para a raíz da música negra americana e para um estado de alma que já não é deste tempo.

Pouco pode ser mais genuíno do que os hobo blues que Steve materializa com a sua guitarra e derivados instrumentos acústicos - que ele próprio concebe! - e os sentimentos primários que aí se cantam e expurgam. A voz de Steve, rouca, suada e empoeirada como as canções, confunde-se com um uivo longínquo que vem das plantações de algodão do Delta do Mississipi e ressoa no século XXI absolutamente intacto.

Nas nossas já conhecidas Black Cab Sessions:





No nosso também já conhecido Jools Holland:



Outro dos pontos altos de I Started Out...:

[MP3] Seasick Steve - Walkin Man

terça-feira, outubro 20

[STREAM] Segunda Frase Para a Mocidade



Depois de "11th Dimension", vem à tona a segunda faixa incluída em Phrazes for the Young, o antecipado álbum a solo de Julian Casablancas, entitulada "River of Brakelights". O resultado é um tema mais obscuro e dissonante, repleto de sintetizadores distorcidos e uma estrutura menos óbvia do que a da sua antecessora. Irreverência bem-vinda.

Além de uma obsessiva contagem decrescente à escala planetária, podem também encontrar a música em questão aqui assim.

segunda-feira, outubro 19

[VÍDEO] Luz no Túnel

Apesar do álbum, considerado no seu todo, acabar por ser inconsistente e algo derivante, vale a pena dedicar algum tempo a conhecer estes Here We Go Magic, banda nova-iorquina capitaneada por Luke Temple - cujo trabalho a solo também é digno de atenção - e que lançou este ano, pela Western Vinyl, o seu homónimo disco de estreia.

Cá fica então a faixa de maior destaque de HWGM, "Tunnelvision", agasalho inaugural para o primeiro arrepio outonal de 2009:



Para quem quiser levar para casa, também o MP3:

[MP3] Here We Go Magic - Tunnelvision

sexta-feira, outubro 16

[VÍDEO] Ídolos

Há rapaziada que é capaz de mandar qualquer coisa para ver se vai às audições do Ídolos e aparece na televisão, ao lado da Cláudia Vieira vestida de Pocahontas.

Atentem bem neste marmelo, de cabelo à Sá Pinto no tempo do Salgueiros, com uma coreografia early pimba a cantar uma música que ninguém conhece.

Parece que às vezes as pessoas não têm noção.

E com aquela golinha alta de lã vermelha, realmente... your chances turn to toast.

quarta-feira, outubro 14

Apesar do pedido de várias famílias.

Depois do prolongado hiato, profunda e angustiadamente sentido por cada um de vós, este blogue retoma agora a sua emissão normal.

Para já só alguns recados:

a) Primeira pista para o álbum a solo de Julian Casablancas, "Phrazes for the Young":

Julian Casablancas - 11th Dimension

b) Nova faixa dos Vampire Weekend, a integrar o segundo de originais da banda nova-iorquina, "Contra":

Vampire Weekend - Horchata

c) Material novo - e promissor! - de Sufjan Stevens, experimentado ao vivo:

Sufjan Stevens - There's Too Much Love (ao vivo)

d) Apresentação de "Embryonic", mais recente álbum de originais dos Flaming Lips, no programa do não menos flamejante Stephen Colbert:

The Flaming Lips - Convinced of the Hex
The Colbert ReportMon - Thurs 11:30pm / 10:30c
www.colbertnation.com
Colbert Report Full EpisodesPolitical HumorMichael Moore

e) E antes que chegue o ringtone:

Bon Iver e St. Vincent - Roslyn


(para que se perceba o alcance da última observação, é favor clicar aqui e ler o respectivo post, bem como todos os outros que aí acharem interessantes. A menos que tenham coisas para fazer amanhã de manhã, senão quando derem por ela são cinco da manhã e já vão no arquivo de Maio de 2005. Obrigado An7ónio!)
 
Elegant de BlogMundi