segunda-feira, outubro 26

[VÍDEO] Um Steve de Outro Tempo


Nesta era de ritmos hiperacelerados e hiposaboreados em que nos calhou viver, nada desenjoa mais - musicalmente falando - do que ouvir tocar e cantar gente como Seasick Steve, um velho redneck dos blues cuja história de vádiáge faz Bob Dylan parecer um festivaleiro de Verão e Jorge Palma um festivaleiro de Verão que só foi ao último Sudoeste ver Patrice.

Além do interminável rol de estórias da estrada e da rua vividas em profundo anonimato - algumas delas presentes nos próprios discos e relatadas na primeira pessoa - Steve foi companhia de Joni Mitchell, Janis Joplin, foi amigo de Kurt Cobain e produziu o primeiro álbum dos Modest Mouse, até.

O álbum de 2008 I Started Out With Nothing and I Still Got Most Of It Left, que o catapultou para a notoriedade, e o seu sucessor Man From Another Time, editado este mês e que já está em 4º lugar de vendas no Reino Unido, são duas portas abertas para a raíz da música negra americana e para um estado de alma que já não é deste tempo.

Pouco pode ser mais genuíno do que os hobo blues que Steve materializa com a sua guitarra e derivados instrumentos acústicos - que ele próprio concebe! - e os sentimentos primários que aí se cantam e expurgam. A voz de Steve, rouca, suada e empoeirada como as canções, confunde-se com um uivo longínquo que vem das plantações de algodão do Delta do Mississipi e ressoa no século XXI absolutamente intacto.

Nas nossas já conhecidas Black Cab Sessions:





No nosso também já conhecido Jools Holland:



Outro dos pontos altos de I Started Out...:

[MP3] Seasick Steve - Walkin Man

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Elegant de BlogMundi