terça-feira, junho 16

[ÁLBUM NOVO] A Escura Alma da Indústria

Foi há coisa de um mês que Dark Night of the Soul, o novo álbum dos Sparklehorse, de Mark Linkous, (quase) teve o seu lançamento. Já lá vamos. As boas notícias primeiro: DNOTS é uma indielicious (?) colecção de ilustres colaboradores, desde Vic Chesnutt, Scott Spillane (Neutral Milk Hotel), James Mercer (The Shins), Wayne Coyne (The Flaming Lips), Julian Casablancas (The Strokes), Black Francis (Pixies), Gruff Rhys (Super Furry Animals), Iggy Pop (sim, o Iggy Pop), e mais uns quantos.

Sumo-pontífice de todos eles é Danger Mouse, responsável pela produção e parceiro de Linkous na composição, a emprestar o seu toque de midas a mais um projecto não hip hop, em mais uma clara demonstração de versatilidade e sensibilidade pop/rock. Ou foi isso ou foi comprado a muito bom preço. Sim, porque se algum dia uma banda indie vos disser que nunca teve um sonho molhado com Danger Mouse, de certeza que vos está a mentir.

O resultado é um disco estranho muitas vezes, reconfortante e familiar outras, interessante quase sempre. A parca e minimalista produção de Danger Mouse abre espaço às canções e ao reconhecido ambiente hipnótico, psych-dream-pop em que os Sparklehorse se movimentam. Há momentos verdadeiramente interessantes e únicos, como as participações de Casablancas, Mercer, Spillane ou Rhys, em que tudo parece bater certo, com conta peso e medida. Mas depois vem o Iggy Pop. E parece que queremos mudar de música. Em suma, se It's a Wonderful Life não fez dos Sparklehorse a vossa banda preferida de sempre, não é este álbum que vai fazê-lo.

Mas a normal e saudável edição do álbum, da qual faz parte um livro com fotografias de David Lynch (que também contribui na composição musical de duas faixas) foi prejudicada pelo certamente justificado receio de Danger Mouse em ser processado pela EMI, devido à infindável batalha judicial em que ambos estiveram envolvidos após a edição de Grey Album (mashup de "White Album" dos Beatles e de "Black Album" de Jay-Z). A acrescer a tudo isso, o nojento lápis azul do monstro EMI fez ainda desaparecer do You Tube o vídeo promocional de DNOTS, composto por uma sequência de fotografias da autoria de Lynch. Lamentável! Opressão vergonhosa! Vil censura! (shhhh pronto, pronto, está tudo bem, podem ver o vídeo aqui).

No entanto, Danger Mouse e Sparklehorse deram a volta ao texto, editando o livro com um CD-R em branco onde se pode ler
"For Legal reasons, enclosed CD has no music. Use it as you will"
e disponibilizando o álbum completo em stream no site na NPR, com possibilidade de download directo. Honrem-lhes o gesto e ouçam-no de início ao fim. Middle finger to the man.

7/10

Sparklehorse & Danger Mouse - Little Girls (com Julian Casablancas)

Sparklehorse & Danger Mouse - Just War (com Gruff Rhys)

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Elegant de BlogMundi