sexta-feira, maio 22

[ÁLBUM NOVO] Graham Coxon - The Spinning Top



Depois de termos antevisto o que o nosso geek favorito andava a cozinhar, chega-nos à mesa a travessa completa, o álbum (dito conceptual) The Spinning Top, o mais recente trabalho de originais do ex-e-recém-guitarrista do Blur. E na travessa vem folk com algumas batatinhas a murro.

Alguém tem andado a ouvir Nick Drake lá por casa: Coxon parece ter abandonado as pretensões de neo-punker ou da powerpop que marcaram a sua carreira a solo, e que muitas vezes redundaram em resultados mais genéricos e incipientes. Em vez disso, Spinning Top envereda por caminhos mais terrenos, tradicionalistas, predominantemente acústicos, sem nunca se desviar muito da rota melódica pop. E o mais interessante é ver como a estética puramente folk sublinha e traz a uma nova luz o virtuosismo técnico de Graham Coxon de guitarra em punho. Em composições blackbirdianas (ui) como "In the Morning", chega a ser surpreendente.

Apesar disso, há no álbum alguns tropeções como as insípidas "Caspian Sea" e "Tripping Over" - variação menores do formato e espírito geral do álbum - que sublinham o problema de triagem e selecção que parece ser o pathos de carreira a solo de Coxon. Bem aparadinho e espremido (em vez de incluir 16 faixas), The Spinning Top podia ser um álbum fantástico. Não chega a ser, mas há aqui razões de sobra para ouvir o álbum longas e saboreadas vezes. Além disso, temas como "Humble Man", "Dead Bees","If You Want Me" podem ser pistas sobre aquilo a que vai soar o regresso dos Blur. Se calhar, por soarem tanto a Blur, esperemos que não se confirmem.

7/10

Amostras: a delicada abertura do álbum, "Look into the Light",



e o típico single de 8 minutos e meio, o opus acústico "In the Morning"

2 comentários:

  1. Para quem tem em BlackBird a canção preferida dos Beatles, fica um nozinho no estomago à espera de petiscar a música. Logo criticarei os teus gostos culinários...

    ResponderEliminar
  2. Bitcoin nasıl alınır öğrenmek isteyenler, sosyal medya platformlarında aktif olan kripto para topluluklarından deneyim ve tavsiye alabilirler. Bitcoin nasıl alınır diye merak edenler için, alım satım işlemlerinde marjin (kaldıraçlı) işlem yapmanın risklerini anlamak önemlidir.

    ResponderEliminar

 
Elegant de BlogMundi